09 abril 2016

RESENHA: PERCY JACKSON, O LADRÃO DE RAIOS - RICK RIORDAN

O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Autor: Rick Riordan  
Páginas: 406 
 Editora: Intrínseca 
 Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

Percy Jackson é um daqueles livros que você lê e perde a noção de quantas páginas já se passaram e quando se dá conta, você já acabou o livro. Este livro também é daqueles que você considera um tipo de "lazer" por ser algo imensamente relaxante, no qual não cansa e te traz a maior paz do mundo. Foi com este livro que controlei um pouco o peso desta semana de provas na escola e neste adiantamento que estou tendo que ter antes do fechamento das médias.

Não vou fazer aquele resumo clichê pois, a sinopse já é praticamente um resumo. Irei ir direto aos detalhes que de fato interessam a quem está interessado a ler(quanta palavra repetida hahah faz parte!).

Percy é aquele tipo de garoto(ou garota quem sabe) que sempre se ferra, que alguns desacreditam do potencial dele e quando menos esperamos, aquela força sobrenatural de potencial surge de dentro da pessoa para mostrar aos outros que eles estavam enganados. Eu sou apaixonada por livros assim, posso citar alguns personagens assim, como por exemplo Beatrice Prior, América Singer, Mare Barrow, Harry Potter e etc.
Um ponto interessantíssimo é se compararmos a adaptação com o livro. No livro(e no filme), Percy tem apenas doze anos. Quem assistiu o filme primeiro, achou que ele tinha por volta de dezesseis anos de idade, pois o ator não aparenta ter apenas doze. Este foi o meu caso, quando li fiquei horrorizada me perguntando se havia assistido o filme certo hahah.

Annabeth e Grover são visivelmente dois personagens que tem um alto destaque no livro. Não tem muito aquilo de focar em apenas um protagonista, na minha visão, os dois foram protagonistas junto com Percy. Eles estiveram no livro do começo ao fim e acredito que em suas continuações eles também terão uma grande influência na história. 



O que eu gostei mesmo foi a ação do livro, pois a maioria dos livros de aventura que costumo ler sempre tem aquela aventura pausada por um romance. Um livro que eu lembrei em todo momento enquanto lia, foi Harry Potter. As duas histórias não tem nada a ver uma com a outra, porém você consegue notar que segue o mesmo ritmo, a história sempre focada na aventura sem fazer mudanças por causa de romance. Não que eu não goste do gênero, na verdade eu adoro, porém em certos livros nós queremos gostar sem parar pra pensar em casais e etc.
A escrita também foi uma grande qualidade. A escrita do autor é daquelas que você não para em nenhum um momento pra tentar entender uma frase. É uma escrita bem detalhada, porém bem leve, fazendo com que não fique enjoada da leitura nem por um minuto sequer. 

Estou no primeiro ano do ensino médio, e foi exatamente este ano que comecei estudar filosofia. Em vários momentos na aula, ouço coisas que me faz lembrar de Percy Jackson, pois é mitologia grega. O melhor é que você não fica perdido no assunto. Se leu PJO, estudou mitologia grega durante a leitura. Espero que tentem ler o livro, ele é inexplicavelmente bom. Beijos!

6 comentários:

  1. Percy Jackson <3333 Essa série é muito amor, foi a que fez eu me apaixonar por mitologia grega :))
    Não conhecia teu blog mas já adorei aqui, tô seguindo <33
    Ah, eu vi lá no Daydream que tu ta participando do projeto ''Blogueira Convidada'', e fomos colocadas na mesma categoria. Topa realizar o projeto comigo?
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim! Já entrei em contato contigo, beijos!

      Excluir
  2. Olá Julia!!!
    Tudo bem?
    Gostei de seu estilo de resenha. Sua escrita é perfeita e bem detalhada. Vi que você é parceira da Percurso. Eu também sou. Aliás, sou autor da editora. Lancei recentemente o livro "A Boneca Fantasma".
    Ficaria muito feliz se você solicitasse um exemplar perante a editora e fizesse uma resenha.
    Abraços,
    Fernando Nery

    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, mês que vem irei solicitar ele! Abraços!

      Excluir
  3. Li faz muuuito tempo, mas me lembro que adorei! A história, as relações com a mitologia grega (contada de um jeito bem certinho, diferente de muitos filmes por aí) e os personagens me encantaram muito! Adorei a resenha.
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens são maravilhosos, mas amei mesmo foi a escrita! Adorei! ♥

      Excluir