16 janeiro 2016

[RESENHA] MARIANAS, A CIVILIZAÇÃO DOS SONHOS - E. CHÉRRI FILHO

Capa Marianas
"Marianas - a civilização dos sonhos" é uma estória em terceira pessoa que narra a vida de Jeremy, um cientista que desde pequeno sempre sentiu uma atração inexplicável pelo Oceano. E por causa deste fascínio em relação aos mistérios que poderiam estar escondidos debaixo daquele calmo manto de água que ocupa a maior parte da Terra, Jeremy resolve iniciar uma expedição com um único objetivo: encontrar criaturas marinhas nunca antes registradas. Criaturas que povoam as histórias infantis e lendas urbanas por todo o mundo. Sereias.
Ele logo parte sozinho para o local em que se encontram as Ilhas Marianas e também o ponto mais fundo da Terra e que nenhum outro ser humano jamais conseguiu alcançar. Jeremy está confiante de que, neste ponto remoto do planeta, ele irá encontrar o que procura, a civilização perdida que ele costuma chamar de civilização dos sonhos.

Em parceria com o autor E. Chérri Filho, recebi o exemplar de seu livro Marianas. Li o livro em três dias por ser um livro curto. Avaliei o tamanho do livro por paginas e tamanho da letra, pois o livro não tem numeração e isso foi algo que me incomodou muito, não tive uma noção da quantia de páginas.

O livro se inicia com Jeremy, um pesquisador que vive em busca de provas para sua teoria: sereias em Marianas. Pelo fato do livro ter se iniciado com Jeremy, faz dele o protagonista mas posso dizer que Lícia(uma ariata azul) teve mais participação na história do que o próprio Jeremy.
Não tive uma leitura cansativa, mas também não fiquei com aquela vontade imensa de encerrar o livro para saber o ocorrido. Eu realmente não sabia o que esperar de um livro de sereias pois, como nunca li algo relacionado, eu jamais iria saber o que esperar.

Jeremy não foi o melhor protagonista de todos, ele acaba sendo irritante muitas vezes. Quem leu o livro percebeu a imensa quantidade de partes em que Jeremy está chorando. Tudo bem, ele estava emocionado mas esse detalhe foi usado com muito exagero em minha opinião.
Os personagens que mais gostei foram Gléssios, irmão de Lícia e Bella, amiga de Lícia.
Um outro ponto que me incomodou foi Jeremy que nem conhecendo Lícia, já se dizia apaixonado por ela. Por exemplo, após o momento em que ela salva ele, apenas algumas páginas depois o livro já diz que os dois estão apaixonados. Isto me revoltou e me fez detestar ainda mais Jeremy. 

Falei muitos pontos negativos, mas claro, como toda leitura tem seus pontos positivos irei dizer quais foram. Lícia não foi protegida no livro, quem leu o livro viu que ela foi enviada para pegar o espelho da vida com Zorguin, um homem que é obcecado por ela desde sempre. Foi uma missão difícil pelo fato de Zorguin não ter nenhum pingo de dó de matar alguém.
Achei legal quando Lícia teve que ir, achei que seria Gléssios quem iria em busca do espelho mas estive errada, fiquei feliz em ver uma mulher corajosa na história.

Eu gostei muito da história do espelho da vida na qual se pode controlar qualquer criatura. Não me decepcionei nesta parte. O livro tem uma escrita boa e não torna uma leitura cansativa, só foi um pouco incomodante não ter as páginas numeradas. Bom, recomendo o livro para quem nunca leu algo sobre sereias pois sempre é bom ter algo de novo em nossa literatura. Beijos!

AVALIAÇÃO: 
♥♥♥

63 comentários:

  1. Li uma resenha que diz que esse livro é perfeito.
    Não curto muito livros que contam sobre sereias, mas confesso que acho a história interessante.
    Eu já iria ficar incomoda com um protagonista que chora o tempo todo viu...

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helana boa noite. Explicando do pq o protagonista se sente impotente. Ele está vivendo no fundo do oceano e pouco pode fazer, pois vive numa bolha p sobreviver..:)

      Excluir
  2. Já me interessei demais pela sinopse, parece aqueles enredos de filme, sabe? Muito bacana!Bom, acho que ficaria muito incomodada também vendo o personagem principal se debulhando em lágrimas durante grande parte da história, realmente é um ponto negativo.
    Gostei muito da sua resenha, muito sincera, honesta e bem escrita <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Tentei ser o mais honesta possível, né? Não vou mentir sobre o que achei de algo. O livro é bom, mesmo com alguns pontos negativos.

      Excluir
  3. Uau, li duas resenhas e elas são bem divergentes, hehe. Ainda não sei se quero ler o livro, posso dizer que eu ainda não li nada sobre sereias e tenho vontade porque passei minha infância assistindo filmes sobre.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. livro perfeito!!!! Adorei sua resenha!! E seu blog é muito liiiiiiindo!!
    http://literafeto.blogspot.com.br/2016/01/resenha-dupla-cidade-de-vidro-e-cidade.html

    ResponderExcluir
  5. Julia, você realmente falou mais pontos negativos que positivos, mas só pelo fato de ter sereias já me deixou mega curiosa para ler, por isso daria uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  6. Vi uma resenha desse livro recentemente e super curti, já quero um exemplar pra mim (Irei adquirir assim que possível).

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Que coisa mais estranha o livro não ter números nas páginas, deve realmente deixar a pessoa meio perdida.
    Uma pena que o livro tenha tido esses pontos negativos, ninguém merece protagonista chorão então te entendo! Essa coisa de se apaixonar em 5 minutos também me irrita muito em livros.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detesto também, acho super estranho. Beijos!

      Excluir
    2. Ele nao chora..fica impotente por estar morando no fundo do mar...e se apaixonou em minutos pq ela nao era uma mulher e sim uma sereia..rsssassim ameniza o tema. bju

      Excluir
  8. Nossa um protagonista que chora demais, não me parece muito animador, mas em si nunca li nada com o tema sereias, então se tiver uma oportunidade com certeza lerei, para poder tirar minhas próprias conclusões.
    Bjin
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!! Tire suas próprias conclusões, beijos!

      Excluir
  9. Oi, eu alguns momentos não achei muito meu tipo, mas quem sabe eu leria pela curiosidade mesmo de conhecer uma obra assim.
    Beijão
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ler para descobrir se é nosso tipo ou não :D

      Excluir
  10. Não sei se iria ler, muito choro é meio cansativo, o problema maior seria a falta de numeração nas páginas.

    www.facebook.com/asagaliteraria
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, nunca li nada do gênero. A protagonista chora demais? vish, tô vendo que vou chorar também. Vou colocar na listinha.

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lais o protagonista é inteligente e forte. Ele vive a história debaixo da água...nao pode fazer muito pela esposa e filho...rsss.. entendeu?

      Excluir
  12. Nossa, quantos livros estão abordando o tema sereia, omg! Não me interessei muito por esse, principalmente pela protagonista que provavelmente me irritará muito. Fiquei boba de saber que o livro não tem numeração nas páginas :O

    Beijo,
    http://complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Hahaha não conheço muitos não. Beijos!

      Excluir
  13. Oie

    Não conhecia esse livro e já gostei dele por ter uma capa azul, sério eu amo livros com capas azuis, e eu nunca li nada de sereias então fiquei ainda mais curiosa com essa história, uma pena não ter numeração, uma pessoa viciada em skoob como eu iria focar muito incomodada. Gostei da resenha vou procurar saber mais do livro.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  14. AH! Eu nunca li um livro sobre sereias (exceto a pequena sereia, haha), e como esse livro leva meu nome eu o quero, haahahaha. Brincadeira, mas eu fiquei bem afim de ler esse ♥

    ResponderExcluir
  15. Entendo o que te incomodou com a numeração, tenho uma série dificuldade para me imaginar lendo um livro sem numeração, pois me guio pelo número de página, mais ou menos assim: Hoje pretendo ler 100 páginas e eu lia até essa numeração ou passava da mesma. O.O
    O tema eu achei muito interesse, já li um livro que falava sobre isso, massssss não eram bem sereias, recomendo para você é outra mitologia porem lembra sereias. O nome desse livro é Despertar da autora Amanda Hocking. *o*

    Beijos e até logo!
    Aaaaah achei a capa maravilhosa! <3
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, irei pesquisar sobre ele, ok? Após a leitura dou uma passadinha no teu blog pra dizer o que achei. Beijos!

      Excluir
  16. Estou muito curiosa para ler esse livro independente das resenhas que leio.
    Só estou esperando o autor enviar. Essa questão de não ter numeração está incomodando muito todo mundo que vejo fazendo resenhas no blog kkk
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, leia sim. Olha, foi incomodante pois eu costumo programar minhas leituras, a quantidade de páginas que lerei no dia para organizar o meu tempo e isso afetou um pouco minha programação. Li ele em 3 dias, tive que me guiar pelos capítulos.

      Excluir
  17. Oie! Nunca me interessei muito pelas histórias que contam sobre sereias, então esse livro não me chamou a atenção. Também não parece ser um enredo que me agrade, mas se um dia eu possuir a oportunidade de ler, talvez minha ideia mude. O fato de não ter numeração pode ter lá suas vantagens e desvantagens. Nunca peguei uma obra com tal diagramação, mas acho que eu leria mais rápido caso não ficasse cuidando a página em que estou, hahah.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei um pouco perdida quanto a isso das páginas. Também nunca havia lido(indo pelo comentário da amiga lá em cima, apenas A Pequena Sereia) e foi diferente pra mim, por estarem na água e tal KKKKKK ♥

      Excluir
  18. Já tinha visto falar desse livro e adorei a premissa. Muito interessante.
    Depois da sua resenha fiquei mais interessado ainda.Muito Boa,Parabéns!
    Com certeza é um livro que eu leria.

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. julia, acho as series seres fantásticos maravilhosos para se colocar em uma narrativa. E fiquei interessada por causa delas. Mas o personagem principal (que deveria ser o principal) não chama muito atenção. Odeio personagens que se apaixonam sem nem conhecer a outra pessoa direito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa em uma coisa que eu detesto? Nossa, fiquei super nervosa, tinha tudo para eles serem bons personagens mas os dois protagonistas acabaram sendo os piores em minha opinião. Beijos!

      Excluir
  20. Sem numeração? Estranho nunca vi isso rsrs. A sinopse me deixou mega interessada mas esse personagem Jeremy me desanimou, não gosto quando é assim. Bem, vou ler outras resenhas antes de decidir se leio ou não.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  21. Oi Julia, eu já tinha ouvido falar desse livro antes e até que me interessei nele, eu nunca li nada sobre sereias mas sempre tive muita vontade, então acredito que seria uma boa começar a ler algo sobre o assunto com esse livro, já que a trama chama minha atenção. Com toda certeza eu leria!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler volta aqui pra contar o que achou. Beijos!

      Excluir
  22. Nossa, mana, esse lance de "amor à primeira vista" me cansa, sério. Até entendo um encantamento logo ao conhecer uma pessoa, mas dizer que um completo estranho é o amor da sua vida, em algumas circunstâncias, não fica legal, tanto na ficção quanto na vida real.

    Eu ia fica bem incomodada se lesse um livro sem paginação, já acho bem estranho quando leio algum livro sem capítulo rs.

    Adoro ler histórias onde há mulheres corajosas, chega dessa ideia que toda mulher precisa ser salva, já tá chato isso. Também nunca li nenhum livro de sereia (que eu lembre), mas creio que começaria por esse só por ter uma mulher forte e determinada.

    Abraços,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adoro de livros com mulheres corajosas, talvez seja esse o motivo de eu ser tão apaixonada por Divergente. <3

      Excluir
    2. Vale lembrar que como disse: Amor á primeira vista logo que conhece uma pessoa, eu até concordo, é chato. Porém o livro trata de sereia...:) É um pouco diferente. O cara busca essa civilizacao por uma vida. Envia uma carta numa garrafa de amor por algo que nao conhecia, apenas sonhava. Entao descobre o que buscou, ficou maravilhado. O amor aconteceu pq ele encarou uma SEREIA...linda...e nao uma mulher.
      Igual encontrar o ator de Harry Potter numa festa e ele te pede em casamento..hahaha

      Excluir
  23. Olá, eu já li alguns livros de sereis e curto bastante historias com elas, porém esse livro não conseguiu despertar minha curiosidade =/ Essa parte de amor a primeira vista me deixaria mega revoltada também e as paginas sem numerações iriam me incomodar um bocado...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me incomodaram bastante também, mas decidi tentar a leitura e há partes bem legais no livro também!

      Excluir
  24. Achei o nome do livro esquisito. Kk.
    Gosto muito de fantasia, incluindo sereias. Mas pela sua resenha não fiquei muito interessada nesse livro.
    Quem sabe uma próxima dica.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava, até ler o livro. Se você lesse perceberia que este é o melhor título para o livro hahaha

      Excluir
    2. O nome é referencia as Ilhas Marianas...explicado. :)

      Excluir
  25. Oie, tudo bem? Realmente é um livro diferente daqueles que lemos diariamente, como romance, drama, sagas, e outros. Mesmo assim a história parece ser bem interessante e chama a atenção por sua temática. Me lembrou um pouco Free Willy rs Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei em Free Willy quando fechei a parceria, mas é totalmente diferente hahaha

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Acho que um livro sem numeração irrita qualquer um.
    Não me interessei muito pelo livro, sei lá, não me chamou muita atenção.
    Gostei muito da sua resenha bem detalhada, demonstrando bem o descontentamento com o personagem que chora bastante e a falta de numeração :)
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  27. Oii,

    Livro interessante, mas não sei se leria esse livro.
    Algo me incomoda nele, mas não sei o que é.
    Mas com certeza darei uma chance ao livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Eu confesso que não uma grande fã de sereias. Poderia até me interessar pelo livro, mas essas paixões irrefreáveis depois de 5 minutos também me irritam profundamente! acho que vou passar esse.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  29. Vale lembrar que a paixão relatada no livro não é entre humanos. Tlz se encontrasse um Tritão lindo e forte, o que vc procurou por anos...vc pudesse se emocionar e se apaixonar por ele...(rs).; E diferente quando se trata de amor entre homem e mulher.

    ResponderExcluir
  30. Eu estava bastante interessado na leitura deste livro, mas sua resenha me deixou um pouco apreensivo, mas se eu tiver a oportunidade de ler, irei sem expectativas e deixarei a leitura me afogar!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Nossa fiquei boba de saber que o livro não tem numeração, mas acho que lerei esse livro pra tirar as minhas próprias conclusões. Eu só li um livro de sereia na vida, e foi "sereia"

    http://manualdagarotaesperta.blogspot.com.br/2015/08/resenha-de-sereia.html

    ResponderExcluir
  32. Olá

    Gostei da premissa, é um tipo de livro que não é comum, quanto a questão das páginas, não vejo problemas, é uma coisa que não ligo muito,mas isso vai de cada um.


    Bjss

    ResponderExcluir