08 janeiro 2016

[RESENHA] BELEZA ESTRANHA - TERCIO RIBAS TORRES

Sinopse: Beleza estranha é a história de Roberto. Uma relação afetiva, da dinâmica de uma família em torno de um pai autoritário e controlador. Um pai que faz com que Roberto, menino, sinta muito cedo a dor da rejeição paterna e busque encontrar o seu lugar, mudar o rumo da sua vida. A decisão de mudar instalou-se a partir de uma revelação dolorosa a que teve acesso inesperadamente. A história de um homem que constrói a sua vida a partir das carências instaladas pela falta de afeto paterno, pela observação do sofrimento da mãe. E, na luta pela superação, ele revela sua grande generosidade quando o pai vem bater à sua porta. E, no final surpreendente, ele se dá conta de que “a vida é mesmo estranha, mas é bela”.
Autor: Tércio Ribas Torres  Editora: Faces | Páginas: 112 | ISBN: 978-85-63609-58-8



Beleza Estranha foi uma história nova pra mim. Primeiro por ser uma história com 112 páginas e segundo por ter algo tocante, um aprendizado. 

Eu nunca li algo assim. Quem olha a capa ou a quantidade de páginas talvez acha que é um livro ruim, mas apesar do livro não ser muito conhecido, o autor merece ser aplaudido por toda palavra que escreveu neste livro. 

Fiquei surpresa, confesso. Nunca imaginei que uma história seria bem escrita em 112 páginas. Foi algo rápido, a escrita foi rápida mas, isso foi um ponto positivo. 
Por ser uma escrita rápida, o tempo todo percebo que o autor queria ir direto ao ponto e não teve em momento algum aquele tédio nos livros que costumamos ler. 

Comecei a ler o livro e posso dizer que a leitura foi bem agradável. Sabe quando você vive cheio de coisas pra você e vai pra sei lá, uma praia descansar? É exatamente assim que me senti lendo isso. Vocês irão amar a leitura e refletir muito após. 

Enfim, Roberto não tem um bom relacionamento com o pai, para ser sincera, ele não se relaciona bem com ninguém. Arrogante, grosso e explosivo com todo mundo e isso não revolta apenas a família mas também o leitor.

O pai adoece no desenvolvimento da história e Roberto é o único que se manifesta para ajudar ele. 
É linda a história gente, eu imaginei todas as cenas o tempo todo e acho que isso é essencial em uma leitura. É maravilhosa a história, nunca li algo tão bem elaborado assim. 

AVALIAÇÃO DA ESCRITA
Não achei a escrita difícil, achei algo fácil de entender e algo muito bom de ler. Você se envolve na história completamente. Mesmo sendo uma escrita rápida, eu amei a escrita do autor. Vocês não tem noção do quão boa é a leitura/escrita.

AVALIAÇÃO DOS PERSONAGENS 
Os personagens são ótimos. Confesso que a mãe me irritou um pouco por não tomar uma atitude quanto as grosserias do pai e fiquei muito triste quando eles resolveram partir deixando o pai sozinho. Roberto teve uma ótima atitude voltando para ajudar e estar ao seu lado.
Os colegas de escola também são bons. Ri muito quando estive naquela parte do "cagão" hahaha foi demais! 

DESENVOLVIMENTO E ELABORAÇÃO
Como disse no início do post, a história foi bem desenvolvida. Nós conseguimos se apegar a leitura, conhecemos vários personagens e isto foi muito bom. Não há do que reclamar. 

58 comentários:

  1. eu ganhei esse livro de uma promoção e não li ainda. A história parece ser muito boa mesmo.
    gosto dessas histórias que contam dramas familiares. Ainda mais de pai e filho.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tão bom, leia mulher, é tão difícil ganhar em um sorteio... Aproveita a sorte!

      Excluir
  2. Olá :D
    Primeiro livro da minha lista de desejados de 2016 *0*
    Um livro de 112 páginas que lhe prende e que é tocante e tem um aprendizado? Já quero <3
    Abraço
    Interessante de Ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que será uma bela lista! Sim, é maravilhoso!

      Excluir
  3. Oi Júlia, prazer em conhece-la.
    Sabe, os melhores livros são assim, muitas vezes são desconhecidos, ou não tem uma capa tão atraente ou possui poucas folhas. Li um livro magnífico, a capa não era nem um pouco chamativa e a sinopse não ajudava muito. O livro de chama A Bailarina Fantasma e me senti da mesma forma que você ao ler este livro. Me via dentro do livro e os personagens eram cativantes.
    Sua resenha de chamou bastante atenção, gostei da história, vou colocar na lista de desejados.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, há muitos autores com histórias maravilhosas por aí, acho que capa e sinopse muita das vezes não conquista ninguém. Vejo capas lindas com histórias fracas. Sinopses horríveis com conteúdo perfeito. É difícil hahaha.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá

    Não conhecia o livro,gostei da premissa,até porque livros com dramas familiares costumam chamam minha atenção, me surpreendi com o número de páginas,livros de drama costumam ser meio grandinhos.

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oiee..
    Eu já li esse livro e adorei..
    O autor tem uma escrita sutil e envolvente,Com uma estória focada no amor familiar, no perdão e companheirismo..
    Lembro-me deEme emocionar com algumas atitudes de Roberto..
    Ótima resenha..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Sim, a escrita é cativante. Beijos!

      Excluir
  6. Julia, pelo que você disse é um livro em que se aprende muito sobre relações.
    Achei bonito e fiquei curiosa em como isso foi trabalhado em tão poucas páginas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito bem elaborado. Me surpreendi com a beleza do conteúdo em apenas 112 páginas.

      Excluir
  7. Oi Júlia
    Pelo que li dessa sua resenha, o livro apesar de pequeno vem carregado de sentimentos.
    Hoje eu passo ele, mas quem sabe outro dia?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler, volta aqui pra contar o que achou!

      Excluir
  8. Oi Júlia! Parabéns pela sua resenha! Pelo jeito que você colocou os pontos, o livro me parece incrível! Adoro esse tipo de livro que, apesar de ser ficção, retrata um pouco da realidade.

    Fiquei super curiosa!
    Parabéns pelo blog também!
    Beijos
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marina, é um livro bem realista. Obrigada!! Beijos.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu tenho um probleminha com livros curtos, acho que nunca são bem desenvolvidos. Mas me parece que esse não é o caso desse livro. Eu acho que vou me identificar um pouco, relações com pessoas nunca são tããão boas assim haha principalmente com o pai. :( Enfim, gostei bastante do que você falou sobre a história e fiquei bem curiosa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as vezes a pessoa se decepciona com o livro e acha que todos serão do mesmo jeito. É um livro bom, e apesar das poucas paginas, ele soube encaixar a história perfeitamente sem causar aquele tédio.
      Beijos!

      Excluir
  10. Pelo que você falou do livro, ele parece trazer uma carga emocional bem intensa, o título é intrigante, a capa não é da melhores e nem das piores, ao ler devemos descobrir o porquê dela. Amei a resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é simples de fato, mas o conteúdo é muito diferente dos outros livros. A escrita pode ser rápida mas você chega amar esta escrita. O autor é objetivo, sem aquelas partes desnecessárias que causam sono no leitor.
      A maioria dos livros que já li teriam uma quantidade pequena de páginas se fossem excluídas as partes entediantes/desnecessárias do livro. Beijos!

      Excluir
  11. Parece ser um livro com uma carga emocional bem pesada, mas eu gostei da sinopse e do tema, vou procurá-lo para lê-lo ainda esse ano.
    E sim, se não fosse a resenha eu passaria por ele e acabaria julgando pela capa e o número de páginas, é um preconceito que eu tenho que perder.
    xoxo

    planeta94.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e confesso que a sinopse não me chamou muito a atenção não (e olha que nem tinha visto o número de páginas até ler sua observação sobre isso na resenha).
    Acredito que uma história pode ser bem escrita independente da quantidade de páginas e pela sua resenha me pareceu que o autor conseguiu isso. Parece uma boa leitura, mas ainda não sei se leria ou não...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie Julia! ^^
    Impressionante como alguns livros mesmo com poucas páginas conseguem nos capturar e nos emocionar com sua história, pela sua resenha posso perceber que Beleza Estranha é exatamente esse tipo de livro.
    Admito que pela capa ele já entraria na minha lista de desejados, achei ela linda! *-*

    Beijos e ate logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Sobre livros de poucas páginas... Todo livro pode ser bom ou ruim, basta ler pra descobrir hehehe Achei a capa bem convidativa. Adorei suas considerações, me deu vontade de ler.
    -Mari

    ResponderExcluir
  15. Oie Julia,
    A historia parece ser bem interessante, o titulo é intrigante, o fato da leitura ser fluida e envolvente apesar das poucas páginas me chamou atenção. Anotei a dica e espero poder ler em breve.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois volta aqui pra dizer o que achou!!

      Excluir
  16. Olá!
    É tão bom quando um livro nos surpreende né. Se eu fosse escolher pela capa, nunca leria o livro. Mas a sua resenha me deixou curiosa para conhecer a história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Adoro livros que nos trazem algum tipo de ensinamento, pois são esses que vão nos marcar por muito tempo. Não conhecia o livro nem o autor e pode ter certeza de que vou procurar saber mais.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Livros que trazem algum ensinamento é sempre bem vindo e nunca são demais na vida de um leitor, já é a segunda resenha do livro que eu leio e em.ambas falam de quão maravilhoso foi a leitura e que o livro merece ser lido.Com certeza irei atrás dele.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São maravilhosos sim. Após a leitura volta aqui pra dizer o que achou. Beijos!

      Excluir
  19. De cara já achei a capa do livro bem ruinzinha, e isso influencia bastante minha decisão de comprar. Aparentemente, é um bom livro, mas senti falta de um pouco mais da sua opinião ao avaliar o livro, e assim não é possível se guiar ou ser influenciado pela sua resenha, sendo difícil também imaginar a qualidade real do livro e ficando totalmente à mercê da capa.

    Quero ler mais resenhas suas. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, este livro eu não consegui escrever mais sem dar spoiler. Se eu dissesse a parte que eu mais gostei eu entregaria o final. Se eu comentasse sobre a atitude de Roberto com o pai, estaria mandando spoiler também.
      Que legal, volte sim!! Abraços.

      Excluir
  20. Oie
    Não conhecia o livro ma sparece ser uma boa história e como vc disse, bem desenvolvida, quem sabe eu leia alguma hora

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ler, volte aqui para hospedar sua opinião. Beijos!

      Excluir
  21. Apesar de curtinho parece ser uma leitura bem interessante e instigante. Não conhecia a obra e fiquei curiosa :) Gostei do post.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem interessante, leve, não é cansativa e chega a ser até confortante de certa forma. Quando você lê um livro muito forte que acaba ficando com aquela ressaca literária, este livro é como um descanso. Lê em algumas horinhas e pronto. ♥

      Excluir
  22. Oi Julia!
    Eu não conhecia o livro mesmo...Mas, pelo que você diz na resenha, já fiquei com vontade de conhecer, por ele ser curtinho e ter uma boa escrita, bons personagens, deixa a gente muito curioso, neh!?
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  23. Olá, Júlia! Parabéns pelo texto! Obrigado pela análise tão gentil. Obrigado a todos pelos comentários. Grande abraço e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  24. Olha eu não conhecia o livro, mas gostei bastante do desenvolvimento de sua resenha. Me parece ser um livro realmente muito bom. As vezes desconhecemos boas obras literárias e isso é triste viu, porque muita gente não sabe o que tá perdendo e isso seria um conhecimento a mais para todos nós, principalmente pelas mensagens que são passadas. Espero poder fazer a leitura desse livro, porque gostei da estória e me parece ser realmente bom. Parabéns, achei que tu se expressou muito bem.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-delirio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Pois é, os melhores autores ainda não tiveram a oportunidade de publicar um livro. Sei que deve ter ótimos escritores escondidos por aí. Leia sim! Beijos.

      Excluir
  25. Hello...
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa com o livro com de tao poucas páginas e por tratar de um drama. Não leio mto histórias assim, com conflitos familiares, acho que ficaria triste e envolvida com a história.
    A capa achei séria, o livro deve ser profundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello. Também não leio, não havia lido nenhum antes desse. Beijos!

      Excluir
  26. Oi Julia, eu não conhecia o livro ainda mas fiquei super curiosa com a sua resenha, parece ser do tipo de livro que chama minha atenção com esse tema mais familiar e um personagem difícil. Com certeza daria uma chance ao livro.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o primeiro livro que li neste estilo, pretendo ler outros. Beijos!

      Excluir
  27. Olá!
    não conhecia o livro, gostei muito da sua resenha. Uma história que parece ser linda, apesar dos apesares rs' mas que tem grande ensinamento... Mesmo o livro sendo pequeno ele conseguiu passar a mensagem dele e isso é maravilhoso, tem muito escritores que escrevem muitas páginas e mesmo assim não conseguimos entender a proposta. Espero poder ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Julia, sua linda, tudo bem
    Já vi que o autor vai emocionar com a história desse pai e desse filho, tomara que o pai sobreviva, pois é muito triste fazer as pazes e depois perder quem você ama. Pela sua empolgação parece uma linda história. Espero ter a oportunidade de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo sim e contigo? Você vai gritar de raiva mas enfim, é muito bom!

      Excluir
  29. Oie,
    eu ainda não conhecia o livro, mas ele parece ser daquele que marca o leitor. Sempre rola a insegurança quando o livro é curto, apesar de ter lidos alguns excelentes, sempre bate aquele sentimento de que o autor não vai dar conta do recado. Mas fico feliz que não foi esse o caso do livro.

    Bem, já estou adicionando a lista e espero ter logo uma oportunidade para a leitura.
    Biejos. Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir