08 novembro 2015

[RESENHA] DIVERGENTE

Uma escolha pode mudar toda a vida de Beatrice! Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.                                



Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco
Avaliação: ♥♥♥♥♥


Divergente não é um livro para qualquer um, é um livro para pessoas atenciosas lerem. Faz bastante tempo que li mas, consigo lembrar de todos os detalhes.
É um livro bem detalhado, escrito com calma e bem estruturado. Confesso que assisti o filme antes de ler o livro, o que se resultou em uma grande decepção. O livro é cheio de aventuras que pode confundir o leitor desatento mas, se você ler com calma e paciência, irá entender tudo o que Veronica propôs na história. 

Beatrice consegue surpreender o leitor conforme a história caminha. 

Abnegação para os altruístas; Erudição para os Inteligentes; Audácia para os Corajosos; Amizade para os Bondosos; Franquesa para os Honestos;

Todos deveriam fazer o teste de aptidão para saber qual a facção mais apropriada para cada um e manter todos em seu devido lugar. Quando Tris faz seu teste, ela descobre que o resultado é Abnegação, Erudição e Audácia, o que significa que ela é uma pessoa diferente, não pode ser controlada por ninguém, mais conhecido como Divergente. 

A Erudição acredita que os Divergentes são uma ameaça para a sociedade. Tris deve esconder esse segredo, e tudo facilitaria se ela escolhesse a Abnegação novamente mas, ela escolhe a Audácia. 
Lá eles são testados, é como uma eliminatória, os fracos são eliminados e viram Sem Facção.

O livro é uma daquelas distopias em que o leitor se sente dentro da história, mas também é alvo de muitas opiniões contrárias. Uns dizem que é cópia do outro e isso acaba sendo algo que prejudica o livro, alguns deixam até de ler por certos comentários.
Eu adorei o livro todo, só não gostei de certas mortes, acho que poderia ter sobrado algumas pessoas boas, fiquei bem decepcionada nesta parte!

Tris tem que aprender se controlar se não quiser ser descoberta na Audácia, com a ajuda de Quatro - seu instrutor que descobre o que ela é - ela vai aprendendo a se adaptar. 
Na Audácia, Tris sobre cada vez mais no placar, deixando pessoas fortes para trás, o que causa uma certa revolta nos membros da Audácia.

40 comentários:

  1. Oi!
    Lindo seu blog!
    Muito interessante!!!!!
    Seguindo...
    bjoos

    http://diariodalulu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona,

    Eu não gostei da saga. Acho que foi porque li Jogos Vorazes antes e acabei me apaixonando pela Distopia criada por Collins e eu não gosto nem do Quatro e piorou a Tris, então sabe como terminou meu relacionamento com esses livros...

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo, mas te entendo. Não consigo ler um livro sem pensar na saga da Kiera hahaha quando gostamos de um livro, não tem jeito! Nunca li Jogos Vorazes, pretendo <3

      Excluir
  3. Bom... Não li nadinha da série, mas, o filme é bem legal... Muito melhor que jogos vorazes Plmdds.
    Só não sei como será com esse fim péssimo dela...
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me mandaram spoiler de Convergente, fiquei tão decepcionada que nunca consegui ler o livro. Sei lá, que depressão KKKKKKK </3

      Excluir
  4. Eu comprei o box na epoca que estou o filme 1 e achei q ia amar mtoooo, nunca tinha lido distopia na vida, mas de modo geral nao gostei mto da trilogia.
    Mas o livro 1 foi o melhor! A apresentação de tudo, das facções, da Tris sendo divergente, achei a trama mto bem elaborada. O que nao gostei foram dos rumos e aquele final pessimo.
    Mas ainda sim recomendo, a escrita da Veronica é otima.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li Convergente por causa de um bendito spoiler, talvez um dia eu consiga terminar haha <3 Beijos!

      Excluir
  5. Oi Julia,
    Embora eu ame distopias, essa saga definitivamente não chamou minha atenção.
    Depois dos filmes então, perdi a vontade de vez.
    Sei que há infinitas diferenças, mas não gostei da história e de como ela foi construída.
    Gostei das dicas dadas em sua resenha, que ao ler precisamos estar atentos para acompanhar tudo.
    Há alguns livros que são assim mesmo, cheios de detalhes precisos para o desenrolar da história.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei, sério! O filme é perfeito, porém eles tiram metade do livro, é como seu o filme fosse uma prévia do livro hahaha ♥ Beijo!

      Excluir
  6. Oioi! Estou mega ansiosa para o box que eu comprei chegar logo! Adoro o jeito da Veronica de escrever. Quando eu terminar a leitura eu volto aqui para a gente bater um papo! Beijos, Carol

    www.eicarolleia.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que volte sim!! Quero muito saber se gostou hahaha

      Excluir
  7. Olá, parabéns pela resenha! Sabe que nunca senti vontade de ler essa série, mas a sua resenha me cativou, fazia tempo que eu não ouvia falar nada de Divergente, até me bateu uma vontade de ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já li a trilogia e dos três livros, Divergente é o meu favorito. Me encantei com a maneira com que a autora desenvolveu a ideia das facções e todas as situações que a Tris passa. Muito bom!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a parte da Audácia é tão legal, a escolha sabe? Achei muito bom! Obrigada ♥

      Excluir
  9. Comecei a ler Divergente recentemente , e notei que ele realmente é cheio de detalhes que fazem toda a diferença , se você não presta atenção se perde kkk. Também vi o filme antes de terminar de ler o livro e notei as diferenças. Mas enfim estou amando o livro, a história, o Quatro kkk Adorei a resenha, parabéns ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O quatro" sim, claro ou com certeza? ♥ Cheio de detalhes mesmo hahahaha vi o filme primeiro, amo os dois, mas o livro obviamente é melhor!! Beijos <3

      Excluir
  10. Que vontade que eu tenho de ler Divergente, quero muito comprar, mas sempre acabo esquecendo, eu já assisti o filme e amei, espero gostar também do livro.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    claqueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Julia!
    Talvez você esteja certa... Eu sou meio perdida nos livros, raramete me prendo a nomes, lugares ou alguns acontecimentos que, ao meu ver, são irrelevantes e talvez por isso mesmo eu não tenha gostado do livo Divergente, mas amei demais o filme... Pode neh?
    Então, sei lá, talvez eu leia o livro depois com toda aquela visão que já teho do filme, porque eu gosto mais de ver o filme primeiro e depois ler o livro!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de ver o filme primeiro, achei que era a única! Daqui a pouco irá vir leitores nos matar hahahaha beijos!

      Excluir
  12. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, mas tenho muita curiosidade com a história! Mas decidi ver o filme, justamente por causa dessa ateção que a obra precisa. Eu não tô com tanto tempo disponivel agora e espero as resenhas dos demais agora!!
    Fiquei feliz em saber que é seu livro favorito!


    Beijinho,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é um dos meus livros favoritos <3 Espero que leia futuramente!

      Excluir
  13. Olá!
    Essa série é ótima e realmente tem que ler com muita atenção.
    Eu devorei os 3 livros de tão boa e instigante que ela é. Quanto aos filmes, uma decepção. Fogem totalmente do enredo no livro, inventam coisas que não tem no livro e tal..
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exige muita atenção, assim como Jogos Vorazes(eu não li, me disseram), Instrumentos Mortais, HP, Percy Jackson e assim sucessivamente!! Beijos <3

      Excluir
  14. Nunca li essa trilogia, mas vejo que é bem divisora de opinião. Muita gente ama e muita gente detesta os livros (especialmente o último). Eu já sei o grande spoiler de Convergente, daí acabei desanimando para ler. Ainda assim espero fazer isso um dia, já que a premissa é bem interessante :) Eu assisti o primeiro filme e gostei!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo sabe o grande spoiler, que deprê né? Eu amo, é maravilhoso!

      Excluir
  15. Oi!
    Eu li divergente desesperadamente, achie muito foda!
    Dai insurgente apagou um pouco o fogo, convergente tacou água e ainda pisou em cima hahahahahaha
    Realmente o primeiro livro pra mim é ótimo, mas a autora não soube manter o rítimo, e se perdeu muito em teorias conspiratórias malucas.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei Insurgente também kkkk só não li Convergente </3 Nunca consegui!

      Excluir
  16. Oiii, Tudo bem?
    Ouço falar muito bem desse livro dessa série Divergente, mas ainda não tive a oportunidade de ler, quero lê-lo em breve, pois é o tipo de livro que me agrada.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Vale apena, todos tem gostos diferentes, não tem como ir pela opinião de alguém haha

      Excluir
  17. OI,

    Ainda não li os livros, mas já assisti ao primeiro filme e gostei demais. Esta leitura eu vou fazer ainda este ano.Sua resenha ficou ótima.

    Beijos,

    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Julia!
    Divergente é mesmo um livro incrível. Eu amei a leitura e estou sempre recomendando para os amigos. Parabéns pela resenha!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi!! Eu também amo esse e a Seleção!! Eu adoro Divergente, foi a primeira série de livros que li e apesar de não ser minha coleção favorita, eles vão ser os primeiros livros que vou ler em ingles...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Seleção é meu amorzinho <3 Nossa, que legal, que dera eu ter a honra de dizer isto também hahaha espero que goste de ler inglês!

      Excluir
  20. Olha até hoje eu ainda não li esses livros que estão na moda entre os leitores, mas estou super curiosa com DIVERGENTE depois que assisti o filme e tenho certeza que deve ser ainda melhor o livro. Pelo que tu falou me parece ser um livro fantástico e espero fazer isso ano que vem, porque esse ano estou tentando colocar as leituras de editoras em dia e agora tá complicado. Mas espero poder ler assim que puder. Amei tudo que você falou do livro e espero amar também.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/caixinha-de-correio-parte-5.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre difícil por em dia, não é? Espero que leia sim, você vai amar!!

      Excluir